Vamos ler rótulos?

By Unknown - outubro 06, 2017

Depois de referir e incitar a importância de uma boa leitura de rótulos, eis que decidi trazer alguns exemplos práticos. Trago 3 exemplos que espero que sejam explicativos e de fácil compreensão. 



Vamos começar? 


I


Este rótulo pertence a um produto achocolatado que está presente em muitos pequenos-almoços ou lanches de muitos de nós. 

Por cada dose de 14gr de leite meio gordo, este produto terá 2,2gr de gordura saturada (gordura que temos de evitar) e 20,5gr de açúcar. Ora 20, 5gr de açúcar equivale a 3 pacotes de açúcar. Se compararmos com o valor de cada 100gr de produto, conlcuimos que a gordura saturada vem principalmente do leite, mas existem 75,7gr, ou seja, 75,7%deste produto´é açúcar. 

Acham que esta seria uma boa maneira de começar o dia? Dá que pensar! Optem por cereais solúveis, sempre é uma melhor opção.

II



Este rótulo pertence a bolachas digestivas. E neste caso temos 100gr de produto para uma porção de 2 bolachas.

Ao ingerir estas 2 bolachas, estamos a ingerir 2,9gr de gorduras saturadas; 5,2gr de açúcar e 0,46gr de sal. Certamente que os restantes produtos que iremos consumir ao longo do dia e juntamente com estas bolachas, irá haver um consumo excessivo de gordura, açúcar e sal. 

Uma alternativa a estas bolachas e como um snack, poderá optar por consumir uma peça de fruta, o que contribui para uma sensação de saciedade, devido a ser um produto com fibras e açúcares naturais. 

III


Um produto que maioritariamente todos nós temos em casa, é feijão branco. Como podemos observar, 80gr de feijão branco contém 29 vezes menos gorduras saturadas e 17 vezes menos açúcar que 2 bolachas digestivas. Por outro lado, tem 5 vezes mais fibra e 3,5 vezes mais proteínas que as mesmas 2 bolachas digestivas. 

Claramente que, é um produto saudável, mas que peca num ponto: o sal. As leguminosas cozidas industrialmente costumam conter um elevado teor de sal. Antes de consumir este tipo de alimentos, elimine a água na qual vêm embalados e passe por água corrente. Este processo ajudará a diminuir a quantidade de sal para valores mais razoáveis e claro, amigos do nosso coração. 

Como podem ver nada é o que parece e ler os rótulos cada vez é mais importante. Cada vez mais há publicidade a produtos bastante chamativas, mas que só nos prejudicam. Tenham atenção! É fundamental.

❁ Dia 13 há novo post da rubrica #healthysidebyanamaste 

A Namastê 





  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Sou sincera, não dou grande importância, o que está muito errado.
    Só à algo que nunca deixo de ver, prazos de validade. isso é sagrado

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Que post tão informativo! Agora já é mais fácil "decifrar" os rótulos! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. «ler os rótulos cada vez é mais importante», ia referir isto mesmo. É um hábito que começo a ter com mais atenção!

    ResponderEliminar
  4. Normalmente tenho sempre atenção aos rótulos!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Olha que é uma coisa que não sabia fazer
    mas adorei a dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Cada vez mais tenho isto em atenção.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu nunca leio os rótulos e sei que é muito errado! Realmente é uma mania que deve ser mudada

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Ler rótulos é muito importante, recentemente comecei a ter esse cuidado e cortei bastantes produtos da minha rotina diária :)

    The Glitter DoorInstagramFacebook

    ResponderEliminar
  9. Há alguns meses abracei o estilo de vida paleo. A minha odisseia no supermercado passa por trazer produtos sem químicos, os famosos E's,e sem ingredientes que custam a ler. Nada de bolachas, processados ou glúten. A minha da saúde agradece imenso. 😊

    ResponderEliminar
  10. Opa, tão importante coração. Adorei que tivesses ilustrado com exemplos, tornou tudo muito mais fácil de compreender!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Giveaway: Ganha 80€ em Maquilhagem!

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito deste post e confesso que é um tema que gosto bastante mas que gostaria de aprofundar muito mais.
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Allô! Bem vindo(a) ao A Namastê! Sente-te à vontade para visitar o blog e a tua opinião é fundamental para o crescimento do blog!

Todas as fotografias que não são da minha autoria, são devidamente identificadas, de onde foram retiradas. Caso, queiras retirar alguma informação de posts do blog, peço que me informes primeiro.

Tudo o que escrevo é de opinião própria, não sendo influenciada por qualquer tipo de meio.

Namastê Rafaela ღ