Dica #2 | Prazo das Frutas e o seu Descongelamento

By Unknown - setembro 03, 2017

No post anterior (podem ver aqui) falei sobre o congelamento de frutas. Mas não falei da maneira de congelar as frutas nem do seu tempo de congelamento que é muito importante para o correto consumo das mesmas. Como todos sabemos as frutas têm características próprias e portanto o seu tratamento e o seu prazo podem variar.  
O prazo de congelamento varia, contudo o prazo de 12 meses é o que mais predomina.



Abacate 
Ainda não apanhei a fórmula correta de congelar o abacate. Já experimentei cortado aos pedaços, em cubos, mas mesmo não passando o seu prazo (que é de 2 a 3 meses) de congelamento parece que "azedaram" no congelador. Se bem que não sou grande apreciadora do mesmo, mas quando está em promoção, aproveito e compro. Por isso se alguém souber como congelar, agradecia que mo dissessem. 

Banana
Sempre me disseram que "fazia bem" congelar com a casca porque assim não perdia os nutrientes presentes no fruto. Mas, não é de tudo verdade, pelo contrário. É preciso ter em atenção que por ser um fruto "mole", não congela totalmente. Para congelar basta partir ao meio, em metades e fazer o processo que falei no post anterior (aqui). Para seu consumo posteriormente basta deixar a banana que se quer consumir à temperatura ambiente. Diz-se que o seu prazo de congelamento é de 6 meses, mas quando congelo a banana passa sempre esse prazo (porque me esqueço sempre dos prazos), portanto não deve ser tão verdade ou então pelo facto, de se congelar a banana mais verde ou mais madura. 

Framboesa | Mirtilo | Amoras | Groselha 
Estes frutos são ótimos para congelar de uma época para a outra e o seu processo é super simples. Pode-se congelar ao natural, isto é não é preciso cortar ou fazer qualquer processo. Congelo apenas para fazer batidos ou sumos, para consumo "ao natural" depois do congelamento, não aprecio muito. Para adicionar a gelados resulta super bem!

Manga
Sem dúvida que é um dos meus frutos mais que preferidos, adoro! Então não pode faltar mesmo cá em casa. Quando vejo que ela está muito muito madura, nem congelo, ou como ao natural ou faço em sumo. Mas quando a compro ainda um pouco verde, de imediato que corto em pedaços e congelo. Para além de me durar ainda muito mais tempo, o sabor não se perde. Para descongelar basta manter os pedaços à temperatura ambiente, claro que convém que se descongele um pouco previamente antes do seu consumo. Pessoalmente, não estipulo um prazo, tem se aguentado sempre imenso no meu congelador.

Laranja | Limão
Não gosto de laranja, só de tangerina. Mas corto em rodelas tanto o limão como a laranja para adicionar a águas aromatizadas. Basta adicionar na água e envolve tudo. No verão adoro fazer isso. 


Sendo que não sou uma expert neste assunto, apenas dou o meu testemunho pessoal. Caso esteja errada em alguma coisa, corrijam-me por favor, porque só assim conseguimos crescer!


Namastê Rafaela   

  • Share:

You Might Also Like

23 comentários

  1. Confesso que nunca congelei coisas dessas mas gostei de saber um pouco mais
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. por acaso nunca congelei essas frutas, adorei a imagem, as cores estão fantásticas!

    beijinho

    http://mimiinthemirror.com/

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ainda não congelei fruta, gosto de os comer frescos, mas há frutas como os morangos e as framboesas já tinha pensado congelar.

    Bom post. :D

    ResponderEliminar
  4. estou a gostar muito destes posts, pois nunca foi algo que eu fizesse!
    Hoje já fiquei a saber mais, obrigada
    beijinho

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  5. Vou ser muito sincera, acho que descobri que não sabia congelar nada ahahah Guardei o post para que futuramente me ajude a fazer as coisas da forma correta, adorei <3

    Beijinhos <3/ Andreia

    https://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até podes saber congelar querida, mas para mim esta maneira é muito mais facultativa.

      Eliminar
  6. Adorei o post e vou ler o anterior! Muito útil. Vou guardar. Beijinhos e muito sucesso 😙

    ResponderEliminar
  7. Mais um post útil! Muito obrigada pela partilha! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não sabia...
    Segui o blog :)
    Beijinhos

    My Beauty Conspiracy

    ResponderEliminar
  9. mais um post com utilidade (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. De todas as vezes que congelei frutas foi com a intenção de no dia seguinte fazer smothies ou alguma sobremesa, portanto nunca pesquisei muito sobre as características de descongelamento e por aí fora. Achei o post bem útil

    ÚLTIMO POST: Ela Já Não Te Ama
    Blog || Facebook || Instagram || Pinterest || Twitter
    kill them with kidness, Woah Arabella

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post! :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. A única fruta que costumo congelar são mesmo frutos como mirtilos e framboesas, etc. E sou como tu, só uso esses para batidos, porque que depois de descongelado, fica um sabor muito enjoativo.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Princesa marquei te para uma tag :D
    https://oolhardamarina.blogspot.pt/2017/09/liebster-award-tag.html

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Allô! Bem vindo(a) ao A Namastê! Sente-te à vontade para visitar o blog e a tua opinião é fundamental para o crescimento do blog!

Todas as fotografias que não são da minha autoria, são devidamente identificadas, de onde foram retiradas. Caso, queiras retirar alguma informação de posts do blog, peço que me informes primeiro.

Tudo o que escrevo é de opinião própria, não sendo influenciada por qualquer tipo de meio.

Namastê Rafaela ღ