Edulcorantes| Os Melhores e os Piores

By Rafaela Monteiro - dezembro 13, 2017

Este é um tema no qual aprendi imenso. Tinha uma ideia formalizada em relação aditivos alimentares, que na verdade não estava totalmente certa. 
Contudo, a Nutricionista Eva Neves de Carvalho veio esclarecer tudo. 
Todos sabemos que o açúcar está relacionado com inúmeros doenças provenientes do excesso de consumo do mesmo. Uma maneira de evitar o açúcar, é consumir edulcorantes. Uma alternativa saudável, mas nem todos são iguais e consumidos de forma exagerada, podem ser prejudicais de igual modo ao açúcar. 

O que são edulcorantes?
↪ Aditivos alimentares de origem sintética (produzidos artificialmente)ou serem extraídos de substâncias naturais (como plantas ou alimentos). 
↪ São substâncias de valor energético relativamente baixo ou por vezes nulo, que proporcionam aos alimentos um paladar doce. 
↪ Alguns destes aditivos devem ser evitados devido aos efeitos adversos à nossa saúde, sendo que outros é de livre consumo, mas claro de forma consciente e responsável. 


Melhores Edulcorantes
Stevia
↪ Adoçante 100% natural
↪ Derivado de folhas de uma planta: a Stévia
↪ Isento de calorias, pois é totalmente natural
↪ O seu poder adoçante pode ser 30 vezes superior à sacarose (açúcar comum)
↪ Estável a altas temperaturas

Açúcar de Coco Orgânico
↪ Isento de glúten
↪ Proveniente de flores do coqueiro
↪ Ligeiro sabor a caramelo
↪ Rico em minerais como o potássio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B

Xilitol 
↪ Menos calórico que o açúcar comum 
↪ Menos doce que a sacarose 
↪ Ocorre naturalmente em frutas ou legumes
↪ Possível de comprar, mas o seu preço tem tendência a ser elevado

Mel 
↪ Composto por futose e glicose, assim como o açúcar branco, contudo se optar pelo mel mais natural possível, pode usufruir de enzimas, antioxidantes, vitaminas e minerais. O que não acontece com o açúcar comum, pois perdeu estes benefícios no processo de refinação
↪ Alternativa natural mas com uso moderado
↪ Possui capacidade anti-inflamatória


Piores Edulcorantes 
Acessulfame K, aspartame, sacarina, sucralose, ciclamato
↪ Estes edulcorantes não são absorvidos e a sua presença no intestino pode alterar a flora intestinal e o pH
↪ O seu consumo regular poderá estar na origem de dores de cabeça, depressão, alterações de humor, perda de memória ou tonturas

Frutose
↪ O seu elevado consumo pode alterar o metabolismo dos açúcares como o metabolismo das gorduras, sendo o responsável pelo aumento do colesterol e triglicerídeos
↪ Sendo que possui um menor índice glicémico, pode ser usado esporadicamente e em baixas quantidades 
↪ Existe cada vez mais à venda como um substituto do açúcar branco

Agave
↪ Edulcorante natural, logo é um pouco melhor que os anteriores. 
↪ Composto por 70-97% de frutose, o que origina os mesmos problemas da frutose isolada 

Dá que pensar, verdade? 
A Namastê 

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13 comentários

  1. Eu consumo apenas o açúcar branco porque já ouvi falar no Stévia e outros e dizem que podem causar dores de cabeça até, é verdade?

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    1. Não tenho conhecimento de que o Stevia possa causar dores de cabeça, mas naturalmente que posso estar errada.
      Neste caso, apenas conheço estes que mencionei em cima "Acessulfame K, aspartame, sacarina, sucralose, ciclamato", como causadores de enxaqueca ou de dor de cabeça.

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  2. Ás vezes uso o mel como alternativa ao açucar e, para mim, funciona perfeitamente.
    Papas de aveia com mel e canela, por exemplo... hummmm...
    Beijo
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  3. Que post interessante e tão esclarecedor. Gostei imenso, a sério! Está mesmo bom :)
    Beijinhos querida.

    http://www.pipaboavaiela.pt/2017/12/blogmas-13-look-de-natal.html
    Um look simples, cosy e super natalício <3

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    1. Muito obrigada minha querida, ótimo saber que o post está realmente esclarecedor.

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  4. Mais um post super útil! Tenho aprendido imenso contigo! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

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    1. Oh, que bom! Eu fico tão grata com as vossas palavras. Fico ainda mais grata de saber que estas informações são úteis para vós.

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  5. Olá! Evito açúcar em tudo, café é sem qualquer aditivo e bolos e assim coloco stévia ou nada mesmo :) Tenho um hortinha e os produto que consumo são e lá* Custa-me mesmo comprar as coisas nos hipermercados... fruta então..aquela casca terrível cheia de químicos... Gosto de ir à praça e feirinhas mas por vezes não há tempo... Beijinhos belo Post

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    1. Ui, nem me fales. Quando veja aquela casca a reluzir tanto, só peço por amor de Deus que ninguém pegue naquela perigosidade alimentar.
      Mais tarde, quando estiver já na minha casa, gostava imenso de ter também a minha própria horta e pomar. Neste momento só tenha a terra dos meus avós e são eles que ainda cultivam.

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  6. obrigada pelo comentário <3
    que publicação interessante, gosto muito :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

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  7. Gostei muito do post! Não sabia que havia tantos edulcorantes que faziam mal! Mas uma coisa que sabia é dos benefícios do mel por isso na via das dúvidas uso sempre mel! :D

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

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  8. Óptimo post! Eu não consumo açúcar, apenas mel de vez em quando. E sinto-me bastante bem assim :)

    Seguindo teu blog! É fantástico :)

    Beijinho!

    https://anaritaferreira83.blogspot.pt/

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